domingo, 11 de setembro de 2011

Confraria de Arte participa do Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre


Leonardo Paiva, Maurilio Souza, Marcillene Ladeira, Wagner Castro, Valleria Gouveia, Marcia Marques e sua filha e Rose valverde - fotografia:www.tribunademinas.com.br - reportagem Eduardo Vanini

Dezenas de artistas, alunos e visitantes do museu viveram momentos de intensa produção ao ar livre e utilizando a paisagem do Museu Mariano Procópio como motivo em suas pinturas em telas e aquarelas.

O resultado podemos ver ao lado na série de fotos que registram esse dia...
Clique na foto para ver os originais no album do PICASA!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

3º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre - 11 set 2011, Juiz de Fora / MG

Gostaria de vivenciar um dia agradável?

A Confraria de Arte – coletivo de artistas visuais de Juiz de Fora, realiza pelo terceiro ano consecutivo o Worldwide Paintout 2011 - Encontro Mundial de Pintura ao ar Livre. Este é um evento anual que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, convencionalmente, no segundo fim de semana do mês de setembro.
Este ano, à convite da Fundação Museu Mariano Procópio (MAPRO), o evento em nossa cidade, acontecerá no Parque do Museu, no dia 11 - próximo domingo, a partir das 9h.
Além de um ambiente agradável e propício à realização da prática de pintura ao ar livre - Plein Air, como era conhecida na segunda metade do século XIX na Europa, os interessados terão a oportunidade de conhecer também, as obras da coleção de pinturas em miniatura que pertenceu à Viscondessa de Cavalcanti (1852-1946), prima do fundador do Macro - Alfredo Ferreira Lage (1865-1944), hoje acervo do Museu, conforme explica Douglas Fasolato, diretor da instituição. Como ainda, desfrutar de uma boa música ao som do jazz ao violão e piano e clássicos da música brasileira na voz de Carlos Henrique Pereira - edição especial do Projeto Música no Parque.
A iniciativa do Encontro visa unir a categoria artística e fomentar a arte no meio social, sendo assim, indispensável a presença de todos os artistas, apreciadores e do público em geral.
A programação de domingo também inclui aula aberta, isto é, aqueles que desejarem experimentar a prática da pintura poderão receber auxílio de profissionais que estejam no local. Já tendo presença confirmada para este fim, os membros da Confraria de Arte: Leonardo Paiva, Márcia Marques, Marcillene Ladeira, Valleria Gouveia, Rose Valverde, Vaneza Lara, Adauto Venturi, Fernanda Toledo, Luiz Gonzaga, Kátia Lopes e Maurílio Souza. Este ano também estamos recebendo apoio da Associação de Belas Artes Antônio Parreiras (ABAAP).
Traga seu material: tela, papel, placas, pincéis, lápis, tinta à óleo, acrílica, aquarela, spray, máquina fotográfica, ... Não importa a técnica que irá utilizar, o importante é comparecer!
A entrada é gratuita e não é necessário inscrição prévia.
Marcillene Ladeira

Dicas de materiais necessários para o Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre - Vaneza Lara
Desenho prévio, um esboço feito com lápis HB ou nº2 e borracha macia;
MATERIAL PARA AQUARELA: Papel para aquarela, poderá se o Canson ou outro papel com gramatura maior para aguentar as aguadas, pincéis redondos de qualquer tamanho, tintas para aquarela, uma paleta para fazer as misturas da tinta ou bandeja de isopor e copo descartável para limpar os pincéis.
Um suporte de eucatex, ou outro bem firme para colocar o papel como apoio para pintar, uma garrafinha com água de preferência natural e limpa, pedaços de papel absorvente ou paninhos para a limpeza do material; um plástico para forrar o chão, almofada ou banquinho ou jornal para não sentar direto no chão e para proteger o chão das tintas, conservando o local e muita vontade de se inspirar em temas envolvendo o paisagismo do museu ou o que a imaginação criar.

Bom Domingo para todos!
Nos encontramos lá...
Rose Valverde

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Vernissage - Um Palmo de Arte - Forum da Cultura - UFJF - JF

A Exposição...


José Luiz Ribeiro realizando a abertura oficial da exposição, ladeado por Douglas Fazolatto (Museu Mariano Procópio) e Maurilio Souza (organizador da exposição e membro da Confraria de Arte).



Os membros da Confraria de Arte
Vaneza Lara, Marcillene Ladeira, Luciene, Guilherme Portes, Marcia Marques, Wagner Castro, Alessandra, Valleria Gouveia, Kátia Lopes, Rose Valverde, Luiz Gonzaga, Maurilio Souza, Norma Marchetto, Leonardo Paiva e Wagner Fortes.

Amigos e expositores...
Vaneza Lara e Douglas Fasolato / Leonardo Paiva e Maria Lúcia Paiva
Maurilio e Marcillene Ladeira / Marcia Marques e Marcillene
Rose Valverde e Maria Lúcia / Vaneza e Marcia