quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Casa de Cultura expõe fotos de Fabiana Cruz sobre a CUFA

Nega Gizza chega à cidade para abertura de exposição de fotografias que revelam cotidiano na CUFA, do Rio de Janeiro, e participa de mesa-redonda

No dia 20 de agosto, a Casa de Cultura da UFJF abre suas portas para mais uma exposição selecionada pelo edital promovido no início do ano. A fotógrafa Fabiana Cruz apresenta o trabalho desenvolvido na Central Única das Favelas (CUFA) desde 2003, em projeto que pretende criar um arquivo fotográfico da organização.

A mostra “Foco 1” contará com 84 fotografias de estilos variados que abrangem o universo de esporte, artes e dança. “É um momento único, pois está retratado ali o meu crescimento como pessoa e o meu aprimoramento profissional no segmento em que optei trabalhar”, avalia Fabiana.

No mesmo dia da abertura da exposição, a Casa de Cultura receberá Nega Gizza, cantora e fundadora da CUFA. Durante a tarde, a artista e ativista social terá um encontro com os jovens envolvidos no projeto Educação e Cultura Geracional, moradores dos bairros São Pedro e Dom Bosco.

Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto Educação e Cultura Geracional agrega agentes culturais dos bairros, valorizando a produção artística local, e tem o objetivo de ampliar o acesso dessas comunidades aos equipamentos, produtos culturais e artísticos fornecidos pela Universidade.

À noite, às 19h, Nega Gizza participa uma mesa-redonda com a integrante do coletivo feminista Maria Maria – Mulheres em Movimento Fabíola Paulino, que debaterá sobre a mulher negra na sociedade e o coletivo em Juiz de Fora.

Conhecida pelo envolvimento com a cultura de periferia, Giselle Gomes Souza, a Nega Gizza, é carioca e desde cedo descobriu o talento para a música. Cantora premiada pela voz de timbre marcante, ela foi a primeira locutora de uma rádio de rap, tarefa que ainda exerce.

Nega Gizza fundou a CUFA junto a dois grandes parceiros na música, o rapper MV Bill e o produtor Celso Athayde, numa iniciativa de valorização da cultura nas favelas brasileiras. Além disso, ela preside o núcleo Maria Maria da ONG, com projetos destinados apenas às mulheres, figuras presentes em toda a sua obra musical.

Na mesa-redonda, Nega Gizza vai apresentar vídeos e comentar projetos desenvolvidos, como o CineCUFA, festival destinado às produções de moradores de favelas; a Liga Brasileira de Basquete de Rua (LIBBRA), que consiste na realização de circuitos do esporte em diversas regiões do país; o Hútuz, maior premiação do Hip-Hop na América Latina, entre outras iniciativas promovidas pela organização a fim de promover a cultura desenvolvida nas favelas de todo o Brasil.

Exposição: Abertura - 20 de agosto 2009 - 20h00

Período de visitação: 21 de agosto a 02 de outubro de 2009

Horário: segunda à sábado - 14 às 18h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário