segunda-feira, 30 de novembro de 2009

As tantas expansões de Venturi


A maturidade do artista e da obra: Adauto Venturi nos conta de sua relação com a arte que faz atualmente e fala sobre a última exposição


“Minha obra é como a própria natureza: vai crescendo, vai amadurecendo”, apresenta o artista plástico Adauto Venturi, há mais de 30 anos na profissão, contabilizando diversas exposições.
"Expansões", sua última mostra, realizada em outubro na Galeria Spazio Dell’Arte, além de quebrar um jejum de 2 anos sem expor, revela a maturidade pessoal e artística de Venturi, que já se aventurou pela estamparia, artes aplicadas e há 4 anos se dedica exclusivamente à produção de arte, expressando na pintura e na escultura suas tantas inquietações.
Resultado de uma produção incessante de 3 anos, "Expansões" mescla um sem número de referências e questões, algumas provenientes de uma série anterior, "Florais de Venturi". "É um total de 10 quadros por ano", justifica, revelando que alguns quadros levaram até 15 camadas de tintas. O resultado é exuberante e intrigante. Flores e cores se fundem com traços rígidos e vigorosos. "Eu quis abrir mão do desenho. Eu quis libertar a pintura", conta.
Nessa libertação, questões extremamente pessoais foram representadas, numa forma catártica de auto-libertação. "Há o caos e depois a libertação. Eu tento ordenar o caos", filofosa. Essa prática, de ordenação, só foi possível no individualismo e solidão de seu ateliê, que possibilitou-o entrar em estado meditativo para colocar as tintas na tela e formar, de forma espontânea, esses "redemoinhos intencionais".
Praticante da filosofia zen, Venturi identifica hoje a voz do silêncio, que naturaliza sua obra. "O próprio trabalho criou a sensação de expansão, tem uma profundidade. Ele tem uma evolução física", dignostica o artista, conhecido por finalizar suas obras com cera de abelha, para "dar uma opacidade no trabalho", diminuindo ainda mais o contraste, característica quase ausente em seus quadros.
A obra e os argumentos, construídos com o tempo, ainda é novidade para ele. A própria fase decorativa é um passado, hoje sua tendência é explorar ainda mais o impressionismo. Tanto é, que ele identifica a dificuldade de assimilação das pessoas, caráter que o instiga ainda mais. Afinal, Venturi revela: "Minha obra é minha poiésis", e "ler" essas tantas expansões líricas do artista é algo encantador.
Contato do artista: (32)9119.7669
Mauro Morais






Nenhum comentário:

Postar um comentário