quinta-feira, 6 de setembro de 2012

10º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre e 4º em Juiz de Fora/MG


- 2012 -
10º Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre
e  4º em Juiz de Fora/MG 


Marcillene Ladeira, tel.: (32)3083-1128 / 99927566, email: marcillene.ladeira@gmail.com    

O Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre - WORLDWIDE “Paint Out” - comemora, este ano, 10 anos de avento, e nossa cidade completa sua quarta participação.  
O prazer de pintar “en plein air” data-se de muito tempo. En “plein air” é uma expressão francesa que significa “ao ar livre”. No século XIX, esta prática foi irradiada a partir da invenção da bisnaga descartável para tintas. O contato cada vez mais intenso com a paisagem observada de perto, em especial no uso da luz, fez elevar a categoria “paisagem” entre a hierarquia acadêmica, passando então, a ter prioridade nas pinturas realizadas nos estúdios e praticadas até o século XVIII.
A Escola de Barbizon e pintores impressionistas - como Claude Monet, Camille Pissarro, e Pierre-Auguste Renoir - deram grande ênfase à este tipo de pintura. No Brasil teve origem na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi pela iniciativa do professor Georg Grimm, pintor alemão que chegou ao país por volta de 1870, após cursar a Academia de Munique; começa a reunir um grupo de sete jovens artistas para pintar nas praias e arredores da cidade de Niterói/RJ. O grupo ficou conhecido como “Grupo Grimm” e um desses jovens foi Antônio Parreiras.
Em 2002, nos Estados Unidos, um grupo de artistas interessados em resgastar e manter viva a prática da pintura ao ar livre, criaram o “Encontro Mundial de Pintura ao Ar Livre”, cuja coordenação tem sido pelo International Plein Air Painters – IPAP (Associação Internacional de Pintores ao Ar Livre). Trata-se de um encontro anual que acontece simultaneamente em várias locais do mundo, convencionalmente no segundo fim de semana do mês de setembro. Cada grupo interessado pode optar por um dos três dias: sexta-feira, sábado ou domingo e depois inscrever-se, no evento, através de um formulário online (inscrição 2012 <http://ipap.homestead.com/paintout.html>). Atualmente, são 16 paises membros: Brasil, Canadá, Etiópia, França, Irã, Irlanda, Israel, Itália, Rússia, Espanha, Santa Lúcia, Suécia, Trinidade & Tobago, Reino Unido, Estados Unidos (em 41 dos 50 Estados).
O IPAP promove e estimula a atividade durante ano inteiro, além desse evento possui um site onde todos podem trocar experiências. Em uma de suas Declarações de Propósito diz: “Uma das principais razões para realizar a pintura simultanea no mundo à fora, é dar aos artistas uma oportunidade de mídia, sem restrições e sem limitações de fronteiras”. Ainda, pede a nossa contribuição: “Nós precisamos de vocês para fazer deste um sucesso. Junte-se a nós!
Assim, entendendo a importância desse tipo de evento para a categoria artística (artes visuais), em 12 setembro de 2009, o grupo de artista visuais Confraria de Arte (confrariadearte.blogspot.com), tomou a iniciativa de promover pela primeira vez a participação de Juiz de Fora no encontro, que foi realizado, naquele ano, na Praça João Pessoa em frente ao Cine Theatro Central - um ato público e aberto para quem quizesse participar.
No ano seguinte, em 2010, mais uma vez o encontro foi realizado no mesmo local. O importante era que o evento havia se tornado um sucesso, e, ainda existiam pessoas interessadas em mantê-lo.
Em 2011, após o convite do Sr. Douglas Fasolato, diretor superidentende do MAPRO, o encontro foi realizado novamente, mas agora em outro dia (no domingo ao invés de sábado) e em um outro local – no parque do Museu. Além dessa modificação houve novas conquistas importantes: colaboração da ABAAP - Associação de Belas Artes Antônio Parreiras com empréstimo de cavaletes de pintura, um convite oficial do diretor do Instituto de Artes e Design (IAD/UFJF), Prof. Dr. Ricardo Cristófaro aos alunos do curso, como, ainda, a inauguração, em julho, do Atelier Ponto com Arte (http://atelierpontocomarte.blogspot.com.br/) – um espaço de ensino e produção artística, criado por iniciativa de cinco artistas membros da Confraria de Arte: Maurílio Souza, Rose Valverde, Marcillene Ladeira, Márcia Marques e Maria Valéria Gouvea.
Em 2012, esse mesmo grupo, encabeçado pela artista Marcillene, tiveram a iniciativa de entrar na Lei Murilo Mendes – lei municipal de incentivo a cultura, com o intuito de arrecadar investimentos para a realização do evento em nossa cidade.
Mas qual é a importância dessa proposta?
Por ser uma lei de incentivo à cultura, vemos nela uma grande oportunidade, não apenas de pleitear recursos financeiros, mas também pleitear apoio político, para que esse evento se torne uma programação oficial em nossa cidade.
Este e no próximo ano (16/09/2012 e 15/09/2013), pretedemos continuar representando a cidade de Juiz de Fora com nossas atividades artísticas ao ar livre novamente no parque do MAPRO, conforme já agendado com o responsável pelo local, visto que constitui-se de uma ampla área verde de fácil acesso, capaz de proporcionar aos artistas e ao público, momentos agradáveis. Porém esse local não é, necessariamente, fixo. Futuramente poderemos estar experimentado novos pontos, até mesmo para diversificar nossas obras.  

Objetivos do evento em nossa cidade:
_ promover a execução e o gozo pela atividade artística ao ar livre
   (pintura, desenho, fotografia, performance e música, por exemplo);
_ promover um momento de socialização entre a classe artística;
_ estimular a prática artística no meio social;
_ oportunizar ao artista uma voz de mídia;
_ divulgar a cultura local;
_ formar público;


            Público Alvo:

O evento é destinado à um público de artistas – artistas de todos os níveis de experiência, não se limitando apenas à atividade de pintura, isto porque atualmentemas as categorias artísticas estão infinitamente maleáveis. Assim, o evento também pretende incorporar - além dos tradicionais pintores - desenhistas, fotógrafos, músicos, performances, etc; como também destina-se aos que querem iniciar nessas práticas, aos apreciadores delas e aos demais interessadas.


Juiz de Fora, 28 de agosto de 2012

Realização:




Apoio:


  



Nenhum comentário:

Postar um comentário