sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Confraria Indica:

40 ANOS DE WODSTOCK – A ENCRUZILHADA DA CONTRACULTURA

CICLO DE DEBATES

10 a 14 / 18 a 21 de Agosto de 2009

LOCAIS:

ANFITEATRO JOÃO CARRIÇO (Exibição de filmes e debates)

ESPAÇO CULTURAL MEZCLA (Mesas Redondas, debates e show)

Mais do que apenas um evento que marcou uma era da música popular mundial o festival de Woodstock tornou-se um dos símbolos mais fortes da chamada “contracultura” em seu período de maior ebulição. Partindo dessa idéia, “40 ANOS DE WOODSTOCK – A encruzilhada da Contracultura” tem como objetivo propiciar um espaço para reflexão sobre este fenômeno social, suas influências sobre a cultura, o comportamento e seus desdobramentos políticos.

Dentro desta perspectiva serão realizados debates, exibição de vídeos e de fotos do período (não só relacionados ao Festival, mas abarcando a questão da contracultura), exposição de capas de vinis, apresentação musical, entre outros.

Vale destacar que a referida contracultura se constituiu em um conjunto de manifestações das mais diversas naturezas que colocaram em cheque paradigmas da civilização ocidental contribuindo para o avanço de causas como ecologia e desenvolvimento sustentável, busca por alimentação mais criteriosa, direitos das mulheres e dos homossexuais, igualdade racial, abertura a diferentes formas de espiritualidade, entre outros.

PROGRAMAÇÃO:

EXIBIÇÃO DE FILMES (Seguida de debates):

(ANFITEATRO JOÃO CARRIÇO – 19:00h)

ENTRADA FRANCA

- DIA 10 DE AGOSTO, SEGUNDA-FEIRA

Zabriskie Point (1970) - EUA

Direção: Michelangelo Antonioni

Duração: 110 minutos

Sinopse: Lançado em 1970, aborda uma das expressões da contracultura dos EUA na época. O filme conta a história de um jovem casal — uma jovem secretária idealista e um militante radical — para transmitir uma mensagem "anti-establishment". Daria, estudante de antropologia que está ajudando a construir uma cidade no deserto de Los Angeles; e Mark, rapaz que largou os estudos e está sendo procurado pela polícia sob suspeita de ter assassinado um policial durante um tumulto estudantil. A trilha musical inclui Pink Floyd, The Youngbloods, The Kaleidoscope, Patti Page, Jerry Garcia, e Grateful Dead. No Brasil este filme foi proibido pela Ditadura Militar na década de 1970.

- DIA 11 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA

Across The Universe (2007) – EUA

Direção:
Duração: 133 minutos

Sinopse: Musical que recria a partir das canções dos Beatles o turbulento período da década de 1960 e as transformações comportamentais vividas pela juventude.

- DIA 12 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

Psych Out (1968) – EUA

Direção: Richard Rush

Duração: 82 minutos

Sinopse: No auge da cultura psicodélica, Psych-Out é centrado sobre o personagem da fugitiva Jennie (Susan Strasberg), abrigada por uma comunidade hippie onde uma banda de rock liderada pelo freak Stoney (Jack Nicholson) encarrega-se de dar-lhe apoio para que encontre o irmão Steve (Bruce Dern). Vítima de um trauma familiar, Jennie é surda, mas tem a capacidade de compreender a linguagem dos novos amigos através dos movimentos labiais. Determinada a encontrar Steve a qualquer custo, ela circula pelo underground de San Francisco. Vigoroso registro da Cultura Flower Power feito em pleno momento de sua vigência.

OBS. Legendas em espanhol

- DIA 18 DE AGOSTO, TERÇA-FEIRA

Woodstock (1970) – EUA

(Parte 01)

Direção: Michael Wadleigh

Duração: 116 minutos

Sinopse: 1969... Martin Luther King e Robert Kennedy estavam mortos a tiros. A guerra do Vietnã era francamente repudiada e constestada... Em agosto desse mesmo ano, mais de 500.000 pessoas se reuniram em uma pequena fazenda, nos arredores de Nova York para celebrar, durante mais de três dias com muito Rock and Roll e espírito comunitário. Mais do que palavras de ordem, paz e amor garantiram o maior festival da música do planeta. No ano seguinte, o mundo pôde assistir ao primeiro e único filme sobre esse encontro mágico, grande vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 1994.

- DIA 19 DE AGOSTO, QUARTA-FEIRA

Woodstock (1970) – EUA

(Parte 02)

Direção: Michael Wadleigh

Duração: 143 minutos

- DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA

Balada de Jack e Rose (2005) – EUA

Direção: Rebecca Miller

Duração: 112 minutos

Sinopse: Sobrevivente do pensamento livre dos anos 60/70, Jack é o último morador de uma comunidade hippie em uma ilha recentemente invadida pela especulação imobiliária. Carregado de idealismo, Jack criou sua filha Rose acreditando protegê-la do inóspito mundo pós-moderno. Por trás de uma rotina aparentemente idílica insurge os tormentos de uma doença terminal e o desabrochar da adolescência.

- DIA 21 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

Kerouac o rei dos Beats (1986) – Alemanha

Direção: Klaus Maeck

Duração: 55 minutos

Sinopse: Documentário aborda vida e obra de Jack Kerouac, um dos principais escritores da geração Beat, autor do livro On The Road, influência fundamental para os movimentos contraculturais dos anos 60.

DEBATES:

(ESPAÇO CULTURAL MEZCLA – 20:00h)

ENTRADA FRANCA

- DIA 13 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA

Mesa redonda : 40 anos de Woodstock – A encruzilhada da contracultura

“Ecos de 1968 em Juiz de Fora: o movimento marginal” – Profª. Drª Christina Musse, jornalista e doutora em comunicação e cultura pela UFRJ; profª do curso de graduação em comunicação social da UFJF e membro do programa de pós-graduação da UFJF; autora do livro: Imprensa, Cultura e Imaginário Urbano: exercício de memória sobre os anos 60 / 70 em Juiz de Fora.

“Presença da Contracultura na Poesia Brasileira dos Anos 70” – Profº Drº André Monteiro, professor do Mestrado em Letras da UFJF.

“Beat: Uma Geração Pioneira” – Drª. Valéria Leão Ferenzini.

“Política e Sociedade na Contracultura” – Edwald José Winand, historiador formado pela UFJF, com pós-gradução em Filosofia e livreiro.

Introdução, apresentação e mediação de Bruno Tuler, Historiador com pesquisas na área de história da Música Popular e do Carnaval e Pós-graduando pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Exposição de Capas de Vinis.

- DIA 14 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

ENTRADA FRANCA

Mesa redonda: Contracultura e seus ecos na música popular do Brasil.

(ESPAÇO CULTURAL MEZCLA – 20:00h)

Exposição de Capas de Vinis.

SHOWS:

- DIA 14 DE AGOSTO, SEXTA-FEIRA

(ESPAÇO CULTURAL MEZCLA – 22:00h)

OBS. SERÁ COBRADO COUVERT ARTÍSTICO

PROGRAMAÇÃO

QUINTETO SÃO DO MATO - Revezando-se nos instrumentos, os músicos vão do embalo dos ritmos latinos, passando por toques africanos, até as músicas ciganas do Meio Oriente, além dos diversos ritmos brasileiros, como: samba, choro, frevo, maracatu baião. Formado em Juiz de Fora por Chadas Ustuntas (Ordu- Turquia), Márcio Guelber (Juiz de Fora), Henrique Novaes (Lima Duarte), Maíra Delgado (Lima Duarte) e Nara Pinheiro (Juiz de Fora), o quinteto São do Mato vem buscando através do dialogo de ritmos e melodias tradicionais da Turquia e do Brasil, uma identidade musical que não é limitada por fronteiras.

FERRO VELHO - Juiz de Fora volta aos anos clássicos do Rock’n Roll e do Soul. A banda Ferrovelho chega para uma viagem aos anos 60 e 70 com referências ao tropicalismo e ao melhor do rock inglês e norte-americano: Led Zeppelin, Deep Purple, Aerosmith, Pink Floyd, Janis Joplin, Secos e Molhados e Mutantes. A banda Ferrovelho foi fundada em 2003 pela vocalista Monique Leitão. O outro integrante mais antigo é o guitarrista Corélio. De lá para cá, a banda sofreu algumas alterações e, além destes dois, é formada, atualmente, por Giovanni Stroppa na guitarra, Fred Fonseca no baixo e João Cordeiro na bateria.

FBI - Com Danniel Goulart (violão e vocais), Edson Leão (violão e vocais) e Luiz Lima (percussão e vocais). MPB e rock em versões acústicas, com ênfase nos arranjos vocais e no swing da percussão. No repertório, clássicos dos anos 60 e 70 (Beatles, Santana, Mutantes, etc.) e MPB de nomes como Alceu Valença, Zé Ramalho, Chico Buarque, entre outros.

ORGANIZADORES:

Edson Leão Ferenzini – Músico e Jornalista, formado pela UFJF com Mestrado em Teoria da Literatura e pesquisas relacionadas à influência da contracultura sobre a Música Popular Brasileira. É também professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) em Juiz de Fora.

Valéria Leão Ferenzini – Doutora em História Social pela UFRJ.

Edwald José Winand – Historiador formado pela UFJF, com pós-gradução em Filosofia e livreiro.

Bruno Tuler – Historiador com pesquisas na área de história da Música Popular e do Carnaval e Pós-graduando pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Também atua como letrista em parcerias com vários compositores juizforanos.

APOIO:

Funalfa

Cultural Bar

C.A. de História do CES

Liberdade Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário