quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Exposição no MAMM revela a expressividade da matéria

Materiais tão distintos quanto madeira, ferro, tecido e zinco adquirem as mais variadas formas e cores nas mãos dos 18 artistas plásticos autores das obras que integram a exposição “Materialidade na arte brasileira”, em cartaz na galeria Retratos-Relâmpago do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

“Estão reunidos aqui demiurgos contemporâneos, artistas que se manifestam também pela materialidade de suas obras e que têm no palpável uma expressão idiomática para tocar os sentidos de seus interlocutores”, descreve a artista plástica Sandra Sato, no texto de abertura da exposição.

Assim como as técnicas e os materiais utilizados, a temática das obras também é diversificada. “Receituário e Genéricos”, de autoria do artista plástico César Brandão, traz à tona questões como mídias digitais, fotografia, desenho, pintura, e body art.

Segundo o artista, a obra surgiu da cópia em scanner de uma ferida no pulso, resultando em imagem que foi trabalhada em computador e impressa em papel fotográfico.
Posicionada ao centro da galeria, a obra interage com a arquitetura do espaço, adquirindo novas significações. “Em várias cópias coladas ao piso do museu, a imagem ganhou função de suporte do conjunto de objetos de madeira e alumínio ali expostos, aproximando-se de escultura, objeto, instalação e, talvez, site specific: obra de arte pensada em função de lugar específico”, analisa Brandão.

Já “Cicatrizes”, confeccionada em ferro por Valéria Faria, surgiu especialmente para uma mostra na qual o trabalho da artista dialogava com a poesia de Murilo Mendes. “Criei ‘Cicatrizes’ 10 anos atrás, para exibi-la na exposição ‘Personagem de enigma’, na qual apresentei trabalhos relacionados a uma seleção que fiz de poemas de Murilo”, revela Valéria.

Além deles, os artistas Marcelo Silveira, Arlindo Daibert, Ricardo Cristofaro, Emmanuel Nassar, Mauricio Bentes, Siron Franco, Leo Brizola, Sonia Gomes, Luiz Henrique Schwanke, Leonino Leão, Jorge Fonseca, Paulo Miranda, Iole de Freitas, Nelson Augusto, Flávio Ferraz e Leila Danziger participam da exposição.

“Materialidade na arte brasileira” permanece em cartaz até o final do mês de setembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. O MAMM localiza-se à Rua Benjamin Constant, nº 790.

Outras informações:
Pró-reitoria de Cultura: (32) 2102-3964
MAMM: (32) 3229-9070

Nenhum comentário:

Postar um comentário